Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cana- de- Acuçar




Nome : Cana de Açucar 


Caracteristicas : Pertence a  vasta  familia das gramineas onde  inclui mais de 500 especies ;
Atinge de 2 a  5 metros de altura .


*  crescimento vegetativo : fase em que a planta é favorecia  pelo clima umido e quente;
* maturação : quando temperaturas  mais amenas e  baixa disponibilidade de agua favorecem o acumulo de sacarose.
É  plantada  e sofre maturação durante a  epoca  da  primavera e verão , e sua  colheita é feita  durante  o outono e o inverno.


Cultivares
As pesquisas para desenvolvimento de novas cultivares de cana-de-açúcar geneticamente melhoradas são conduzidas por instituições públicas, universidades e empresas privadas,visando ao lançamento de variedades adaptadas às diferentes condições de clima e solo, bem como à produção de canas em áreas afetadas por pragas e doenças.
Dentre as instituições desenvolvedoras de cultivares do Brasil, destaca-se a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro do Brasil (Ridesa), fundada em 1991, que responde por cultivares plantadas em mais de 50% da área total brasileira de cana-de-açúcar.
Relações da cana-de-açúcar com o ambiente
Impactos ambientais
Os impactos ambientais decorrentes da cana-de-açúcar têm sido objeto de discussão em diversos fóruns, com importantes avanços nos últimos dez anos. A despeito disso, observa-se que o debate, muitas vezes, tem extrapolado a esfera essencialmente ambiental e envolvido questões econômicas e sociais.
A colheita é a etapa mais sensível do processo produtivo da cana, em razão das queimadas. A vigilância da sociedade e dos governantes frente a esse tema repercute em medidas para promover uma relação menos impactante entre a agricultura e o meio ambiente. No Estado de São Paulo, as ações para limitação das queimadas vêm sendo implantadas há anos, e deverá ser completamente eliminada até o início da próxima década.


Nenhum comentário:

Postar um comentário